Como planejar os valores investidos nas redes sociais?

Como planejar os valores investidos nas redes sociais?

Como planejar os valores investidos nas redes sociais?
Ultimamente é muito difícil ver uma marca que não investe em redes sociais, não é? Mas, mesmo sabendo da importância de patrocinar os conteúdos postados nas redes sociais, ainda existem algumas dúvidas na hora de colocar esse planejamento em ação.

Com um planejamento bem definido, é possível trabalhar efetivamente para trazer a maior efetividade para os anúncios e ainda sim evitar “erros” durante o processo e amenizar o impacto de alguns obstáculos que podem surgir.

Nesse post vamos mostrar porque ter um plano de ação é extremamente importante e como você pode trazer ainda mais retorno para os seus clientes e até mesmo para sua página.

Por que ter um planejamento?

Até agora só falamos sobre como manter um planejamento bem elaborado é essencial para evitar erros, mas afinal, qual que é a importância de se ter um planejamento para os investimentos nas redes sociais?

É normal deixarmos que nossa cabeça pense: trabalhar com redes sociais é simples. Criou, postou e bombou.
Essa receita seria infalível se não fosse totalmente equivocada. Hoje, nem sempre os posts que produzimos para as redes sociais engajam ou atingem o nosso público alvo. Isso acontece por conta da concorrência, pela variedade de canais e até mesmo por conta dos diversos recursos que cada rede social nos oferece. Às vezes, fica até difícil escolher qual ferramenta usar.

Por isso, ter um planejamento de conteúdo e também dos valores que serão investidos nesse post são fundamentais para que a efetividade dos conteúdos postados seja alcançada.

Mas, não pense que o planejamento é o salvador da pátria. Para se criar um cronograma com efetividade vai tempo, paciência e muito estudo. Vamos começar?

Por onde começar?

Sabendo da importância do cronograma e do porquê investir nas redes sociais é um investimento com retorno positivo, o primeiro passo é você começar a colocar a mão na massa. Para isso, tem alguns passos que podem te ajudar na hora de estruturar o plano ideal de impulsionamento para sua empresa:

1 – Defina as redes sociais

 

Sinto te contar, mas, “uni-duni-tê” ou “minha mãe mandou” não vão te ajudar a escolher a melhor rede social para o seu negócio. Com tantas opções no mercado, você precisa colocar no papel quais são as opções que mais combinam com o seu negócio. Investir em todas pode ser um tiro no pé, como escolher uma só também. Por isso, para que você defina com precisão qual ferramenta é a melhor opção para o seu negócio, você precisa saber onde seu cliente está.
Essa estratégia pode mudar de acordo com o tipo de produto ou o tipo de serviço que você quer divulgar. Pode ser que sua empresa atenda uma variedade de clientes diferentes e precise investir em redes sociais diferentes. Por exemplo: se sua empresa é do ramo educacional, você pode ter conteúdo tanto para os alunos quanto para pais. Isso vai definir qual rede social você pode apostar já que, em muitos casos, os alunos investem mais tempo no Instagram e os pais acabam navegando mais pelo Facebook.

Porém, é importante ficar atento: isso não é uma regra. É valido que você faça testes e encontre o melhor nicho para o seu produto. Impulsionamento efetivo depende de testes e análise de dados.

2 – Quanto você irá investir?

Perguntinha básica que não precisa ser respondida rápido na hora de pensar como planejar os valores investidos nas redes sociais. Se você já definiu as redes sociais que irá investir, o segundo passo é pensar quanto de verba você poderá colocar em cada uma delas, ou em cada postagem ou por cada campanha.

O importante é analisar o fluxo de caixa da sua empresa e ver quais são as oportunidades de investimentos que você poderá colocar nas redes sociais.
Feito isso, é preciso estudar se o valor de verba disponibilizado é efetivo para trabalhar na rede social que você escolheu. No caso do Facebook, por exemplo, o valor mínimo diário para as redes sociais é de R$4,18 e plataforma pede, no mínimo, 5 dias de veiculação para obter um bom resultado. Ou seja, você precisará gastar na faixa de R$20,90 por dia.
Esse estudo também norteará por quanto tempo você deixará seu anúncio ativo e quando pode começar ou terminar. Planejamento é tudo!

3 – Elabore um cronograma

Definiu qual rede você irá investir e os valores para cada uma? Então, os primeiros passos já estão dados. Agora, está na hora de criar um cronograma de postagens.
Esse cronograma irá te nortear quais conteúdos você irá criar, quais irão ser patrocinados e quais deles você poderá investir mais ou menos dinheiro.

A importância do cronograma é que você consegue analisar quais dias, horários e quais estratégias você poderá aplicar em cada publicação. Além disso, você pode usar esse cronograma para saber quanto de dinheiro você já gastou e ainda tem para investir. Se achar melhor, crie planilhas.

4 – Estabeleça uma frequência

enhum dos três passos irão funcionar se você não definir qual frequência de postagens irão para as redes sociais. Um ritmo frequente pode te ajudar a ganhar relevância na plataforma e ainda sim ajudar nos patrocinados que você irá criar.
A frequência de publicações pode variar bastante conforme o perfil de seu público-alvo, o tipo de produto que você irá divulgar ou até mesmo o tempo do seu evento ou ação. A escolha desse período de veiculação precisa estar adequada à persona do negócio. A principal dica é: não tenha medo de fazer testes.

Agora que você sabe como planejar os investimentos para as redes sociais, não deixe de colocar os conhecimentos em prática e começar a explorar a sua marca nas redes sociais.

Mesmo que as situações sejam desanimadoras no começo, essas ações geram cada vez mais conhecimentos e pode te ajudar a ter melhores insights no futuro.

Agora, aproveita que você está montando o seu planejamento de redes sociais e veja também porque é importante começar a investir nas redes sociais.