5 dicas para ter uma rede social estruturada

5 dicas para ter uma rede social estruturada

Quem está empreendendo no ramo gastronômico e até mesmo para quem já está na área, pensar em uma rede social estruturada é sempre um desafio. Mesmo que tenhamos um contato direto e até mesmo diário com essas plataformas, oferecer serviços e ainda sim buscar novos clientes para o seu restaurante não é uma tarefa simples.

Não precisa ser um expert em marketing digital para reconhecer que as pessoas adoram compartilhar e até mesmo expor o dia a dia na rede. É só você pensar quantos stories de pratos, drinks diferenciados e doces suculentos que não passou pelo seus stories hoje, não é?

Por isso, o primeiro passo para você ter sucesso com o seu negócio é investir nas redes sociais do seu estabelecimento. Ela é muito mais do que apenas um espaço para você compartilhar os seus produtos e ter curtidas. Atualmente, essas plataformas se tornaram uma grande ferramenta de busca e de engajamento.

Se você está começando a empreender na área ou está buscando uma forma de repaginar a sua imagem na rede, este post é pra você. Separamos cinco dicas para você ter uma rede social incrível!

Seja visto

Para você começar a ter sua imagem na rede, você precisa ter um perfil para o seu negócio. Hoje, o mundo das redes sociais está muito maior do que pensamos e o Facebook e o Instagram, por mais que sejam tradicionais, não são as únicas formas para você fortalecer a sua imagem no meio digital e ainda estruturar sua rede social.
Por isso, o primeiro passo é escolher as redes sociais para o seu estabelecimento e pensar em um nome fácil e rápido de ser guardado. Aposte sempre em usuários curtos e simples. Dessa forma, o seu cliente pode lembrar de você com mais facilidade.

Além disso, aposte em várias redes. O TripAdvisor tem superado as expectativas quando o assunto é procurar um restaurante diferenciado. De forma gratuita, é possível colocar fotos, o endereço e os diferenciais do seu negócio para que tanto as pessoas da sua cidade ou turistas conheçam seu restaurante. Aproveite para fazer o seu perfil!

Fotos

O ditado é simples e muito real: “primeiro se come com os olhos”, não é? Por isso, investir em fotos e na apresentação do seu produto é o diferencial para se ter uma rede social estruturada. Você pode ter o produto mais gostoso, com os ingredientes de alta qualidade, mas se você não souber colocá-los na rede, todo trabalho pode ser em vão.

Você não precisa de uma câmera profissional para ter uma foto com cara de estúdio. Hoje, os celulares tem atendido muito as necessidades e ainda deixa o dia a dia mais prático. O que é preciso se atentar é na iluminação, cenário e apresentação do prato. Despertado o desejo, ficamos sem dúvidas que o objetivo será alcançado: teremos novos clientes no seu restaurante.


Interação

Quem não gosta de se sentir querido, não é? Por isso, responder as interações dos seus clientes é um diferencial. Conhecido como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), responder as interações dos clientes é uma forma de mostrá-los que você se importa com o bem-estar de cada um. Além disso, muitas perguntas sobre o seu produto podem surgir, como: preço, tamanho, horário de entrega, entre outros.

Por meio do SAC, você também pode criar uma linguagem própria e até mesmo criar um personagem para o seu negócio. Assim, todas as vezes que alguém te mandar uma mensagem, você já deixa implícito que ele está conversando com alguém exclusivo do seu estabelecimento.

Outro ponto importante da interação é a agilidade. Muitos clientes esperam uma interação para poder dar o voto final de qual vai ser o estabelecimento do jantar ou até mesmo do local para tomar um café da tarde. Não deixe de responder nenhuma pergunta. Interação é tudo 

Programe-se

É muito difícil pensar em uma rotina quando o assunto é restaurante, não é?
Mas, deixar essa ferramenta de lado pode ser ruim para o seu negócio. Como falamos, é muito importante deixar todas as informações sempre atualizadas e com fotos novas.
Por isso, o planejamento de ações é sempre muito importante. Uma vez que você tem esquematizado suas ações e expectativas, fica muito mais fácil montar um cronograma de postagens e conteúdo para as redes. Ela é um diferencial é tanto.
Não existe regra, mas é recomendável que você faça postagens diárias, seja no feed ou até mesmo nos stories. Não vai esquecer, tá?


Trabalhe com quem entende do assunto

Com todas essas dicas, você deve estar assustado, né? É preciso se preocupar com a criação das redes, sessão de fotos, responder o SAC, pensar em novos produtos, fazer as compras e ainda administrar o negócio. A rotina é corrida e no fim, as redes sociais acabam ficando sempre por último.
Por isso, investir em profissionais que entendem do negócio pode te ajudar.
A agência tem a melhor estratégia para entregar resultados efetivos para o público alvo do seu estabelecimento. Irão planejar como sua marca deve aparecer nas redes, irão elaborar as sessões de fotos, organizarão os cronogramas de postagens e ainda vão trabalhar legendas e conteúdos que engajem com potenciais clientes.
Além de ser prático e muito efetivo, você pode dedicar o seu tempo na busca de novos produtos e até mesmo na administração do seu negócio.

Se você quer transformar o engajamento da sua página com uma rede social estruturada, você pode conversar com a gente. Além disso, inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e trabalhar nas suas redes.